domingo, 21 de abril de 2013

Souffle de Queijo Cabra, Presunto e Cogumelos

Boa tarde.
Gosto muito de souffles e por incrivel que possa parecer, nunca me tinha disposto a fazer um.
A sensibilidade deles assustava-me e optava por não arriscar.
Pois é, finalmente ganhei coragem e não me saí nada mal (acho eu).

Soufflé de Queijo Cabra, Presunto e Cogumelos
(Para 4 ramequins)
25 gr Farinha
35 gr Manteiga
1,5 dl Leite Magro
1 Queijo Cabra (uso Palhais com teor sal reduzido)
2 Fatias Presunto
2 CogumelosFrescos picados
2 Ovos
Sal, Pimenta e Noz Moscada

Aquecer o forno a 180º.
Untar os ramequins com manteiga (do fundo para os lados) e polvilhar com farinha.
Separar as gemas das claras.
Numa frigideira anti-aderente sem gordura, tostar as fitas de presunto.
Quando estiverem estaladiças retirar, picar grosseiramente e colocar sobre papel de cozinha.
Na mesma frigideira, em lume brando, colocar os cogumelos até que libertem a agua.
Preparar o bechamel, colocando a manteiga num tacinho.
Quando estiver derretida juntar a farinha e deixar cozinhar um pouco mexendo sempre.
Juntar o leite aos poucos, mexendo sempre com uma vara de arames, para desfazer os grumos.
Juntar as gemas ligeiramente batidas. Deixar engrossar um pouco.
Retirar do lume e temperar com pimenta e noz moscada,
Acrescentar o queijo cabra desfeito com um garfo, os cogumelos e o presunto.
Mexer bem e rectificar o sal se necessário.
Bater as claras em castelo bem firme.
Envolver as claras no creme.
Colocar no forno cerca de 20 minutos.
Retirar e servir de imediato.
Acompanhei com nuggets de broculos e queijo.

Espero que gostem.
Beijinhos

18 comentários:

  1. Este sufle me parece bem crocante e delicioso, embora trocaria o queijo de cabra por um outro queijo com sabor mais leve, bom final de domingo, bjs !!!

    ResponderEliminar
  2. Boa sugestão :) e bem fácil de fazer.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Que óptimo aspecto! Um dia tenho de experimentar fazer souffle...

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito bem! Também nunca fiz, acho que devia ;)
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  5. Rosário,
    souflé é um prato sempre bem vindo, amei a sua
    receita, muito boa!

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Lá que ele parece um soufflé não tenho dúvidas e só de pensar que tem queijo e presunto, até já estou a aguar...!!

    Beijinhos,
    Aida

    ResponderEliminar
  7. Olá.
    Também gosto muito, mas também nunca fiz penso que é algo que não iria acertar.
    Os teus ficaram magnificos lindos.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.bogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Está com óptimo aspecto, Rosário. Deve ser muito bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Nunca tinha experimentado fazer soufles em formas de ramekins ,mas adorei a ideia. Os teus estão lindos,fofos e parecem deliciosos,pelo menos gosto imenso dos ingredientes.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Agradou-me bastante!

    Bom fim de Domingo!

    ResponderEliminar
  11. Se mostra delicioso com esta combinação! Adorei....beijinhos e ótima semana.

    ResponderEliminar
  12. Está lindo o teu soufle! Gosto muito de soufles de queijo, que refeição maravilhosa...
    bjo

    ResponderEliminar
  13. Muito bem! Mais ou menos a quantos graus no forno?

    E já agora: e como se fazem os nuggets de bróculos e queijo? - fiquei curiosa.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola.
      O forno é a 180º.
      Os nuggets não os fiz. Comprei congelados mas sao deliciosos.
      Bjs

      Eliminar
  14. È uma sugestão bastante interessante!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  15. Adorei os ingredientes, deve ser delicioso

    ResponderEliminar
  16. Oi Rosario, ficou lindo seu suflê.Parece delicioso.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  17. Olá Rosário,
    Tenho a mesma ideia que tu sobre a sensibilidade dos souflés e, por isso nunca experimentei.
    Os teus sairam bem bonitinhos, kiss
    Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e pela amizade.
Até breve