quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pão para Chá

Boa noite.

Há receitas  que nos fazem voltar atrás no tempo, que nos despertam memórias e fazem o nosso coração sorrir.
Esta é uma dessas receitas... Lembro-me de ir à padaria junto à casa da minha avó comprar o fermento de padeiro e com ela chega-me o cheiro do bolo / pão a assar no forno de lenha na nossa cozinha velhinha, o barulho da agua a fervilhar no chaleira ao fogão e o perfume do chá de cidreira.
A receita é do velhinho "O meu livro de Pastelaria" da Vaqueiro. Curiosamente as melhores receitas que acompanharam a minha infancia saíram dessas páginas, agora sujas de tanto uso.
Quando resolvi participar no passatempo promovido pelo fantástico blog Delicias cá da Casa , na sua página do facebook sabia tinha participar com algo especial. Algo perfeito para uma lanche entre amigos, com muito chá, doces, compotas, bolachas e bolinhos.

Pão para Chá
450 gr Farinha
250 gr Vaqueiro
25 gr Fermento Padeiro
5 Ovos
75 gr Açucar
1 dl Agua Morna
Açucar Mascavado claro
Sal

Peneirar a farinha sobre uma superficie lisa e fazer uma cova no centro.
Desfazer o fermento na agua morna e juntar à farinha.
Adicionar uma pitada de sal, os ovos inteiros, a Vaqueiro amolecida e o açucar.
Amassar bem e deixar levedar em ambiente quente até dobrar de volume.
Trabalhar novamente a massa e colocar numa forma de bolo inglês, untada e polvilhada com farinha.
Deixe levedar mais 10 minutos.
Polvilhar com açucar mascavado e levar ao forno pré-aquecido a 190º.

Um pão com sabor a saudade e muito carinho.
Beijinhos

6 comentários:

  1. Olá, muito boa noite!
    Ao ver este post, foi exactamente como recuar no tempo...a maneira como descreveu o que lhe ia na alma....incrível...
    Depois quando me deparei com a foto, não pude acreditar, tive de "olhar com olhos de ver" a minha mãe tem um bule ( e mais algumas peças), que era da minha avó, mãe dela, exactamente igual!!!l
    Obrigada, por mais esta partilha, e por também me fazer voltar atrás no tempo.
    Beijinhos, e muito boa noite! :)
    http://cozinha100maneiras.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso desse tipo de bolo simples e de aspecto bem caseiro, que bom!

    ResponderEliminar
  3. - E que bem que sabe agora um cházinho a meio da tarde!

    ResponderEliminar
  4. Que pão delicioso para o chá!
    (Também adorei o bule.)

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  5. Quando li o teu post só tive olhos para esse Pão Bolo tão amarelinho e apetitoso. Só depois de ler o comentário da Isabel Lima é que fui confirmar as peças do serviço de chá. É que tu hoje tiveste o condão de despertar nas tuas leitoras, as saudades de tempos idos e eu não fui a única. Desde garota que sempre gostei de fazer bolos e foram as receitas da Margarina Vaqueiro, ainda no tempo do Instituto Culinário da Vaqueiro dirigido pela Francine Dupré, que me ajudaram nessa tarefa. Mais tarde, já com a Maria de Lurdes Modesto na direcção haviam de surgir vários Livros de Receitas e eu ainda tenho alguns bem antigos. E, ao reparar no teu serviço de chá vi que é muito parecido senão igual, a um que herdei da Mãe do meu marido, da Vista Alegre, bem antigo, do século passado. É tão bom recordar! Agora levo a receita que vou experimentar fazer na MFP. Depois publico o resultado, com os devidos créditos, claro. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  6. Hummm, parece bem fofinho :)

    Vi que visitou a minha pagina de facebook e vim retribuir a visita. Ja estou a aseguir o seu blog.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e pela amizade.
Até breve