domingo, 29 de dezembro de 2013

Polvo Estufado em Vinho Tinto

Boa tarde.
Espero tenham todos tido um excelente Natal. O meu foi diferente do habitual, passado este ano em Londres, em casa do meu irmão e na mala levei alguns mimos para a ceia (Bolo Rei de Gila, Pão de Ló e as Pencas).
A viagem de ida no dia 24 foi marcada pela turbulencia e pelos atrasos devido ao mau tempo (tão mau lá como cá) no Aeroporto de Gatwik. Felizmente o regresso foi bem mais calmo.
E porque apesar do sol, o dia está frio, muito frio deixo uma sugestão bem reconfortante.

Polvo Estufado em Vinho Tinto
Polvo
1 Cebola pequena
1 dente Alho
Azeite
1 folha de Louro
1 Tomate Maduro sem pele e em pedaços
1 copo Vinho Tinto
1 c.chá  Sriracha (ou piri-piri)
Sal q.b.

Num tacho levar ao lume o azeite, a cebola e o alho picados e a folha de louro.
Deixar refogar até a cebola estar macia e transparente.
Juntar o tomate e o polvo em pedaços. Deixar cozinhar 5 minutos.
Adicionar o vinho e a Sriracha e deixar cozinhar até o polvo estar tenro (o meu levou cerca 30 minutos).
Retificar os temperos e, se necessário, temperar de sal.
Servir acompanhado de puré batata ou arroz branco.

Bom domingo.
Beijinhos




3 comentários:

  1. Também gosto muito de polvo e apesar de a minha receita preferida ser o Polvo à Lagareiro, adoro experimentar receitas novas com polvo. E esta parece-me óptima. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Adoro polvo! Que natal tão bom! Estarei por terras de sua majestade em Março! Já estou em contagem decrescente! hehehehe
    FELIZ 2014!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e pela amizade.
Até breve