As férias acabam hoje e na verdade estou tão ou mais cansada do que antes.
Consegui fazer muitas das coisas que tinha previsto e nada mais perfeito que ter as sobrinhas comigo neste fim de semana.
Uma das coisas a que me tinha proposto era "tentar" fazer macarons. Já tinha ouvido tanto falar das dificuldades, que confesso, a ideia de os fazer me assustava.
Ontem foi o dia...
De entre tantas e tantas receitas que pesquisei pela internet, acabei por optar por
esta do blog da
Patricia, que está cheio de tentações.
Macarons de Café
100g de açúcar em pó
55g de amêndoa pelada moída
45g de clara de ovo envelhecidas à temperatura ambiente
15g de açúcar branco
1 c.sopa café instantaneo
Num robot de cozinha, juntar o açúcar em pó, a amêndoa e o café em pó e pulverizar uns segundos. Peneirar esta mistura e reservar (eu não o fiz e por isso não ficaram lisas, mas outro problema foi que usei o liquidificador e a mistura não ficou tão fina como deveria).
Pesar as claras envelhecidas (as minhas foram separadas na 3ª feira e guardadas no frigorifico). Com a batedeira na vel. 1, bater as claras até criar espuma, juntar as 15g de açucar e bater na velocidade máxima até formar picos firmes.
Juntar a mistura de açúcar em pó, amêndoa e café pouco a pouco e envolver delicadamente, com a ajuda de uma espátula, de baixo para cima, até obter um creme liso e brilhante.
Com uma tampa dum garrafão de àgua, desenhar circulos numa folha de papel vegetal, deixando-os bem espaçados.
Colocar o papel vegetal, virado ao contrário (mas de forma a perceber-se os circulos) em cima de um tabuleiro de forno. Com o saco pasteleiro com o bico redondo, perpendicular ao tabuleiro, apontar o bico no centro do círculo e pressionar até preencher o círculo.
Deixar repousar os macarons cerca de 1 hora num local seco, sem qualquer tipo de humidade, pois durante esse tempo forma-se uma capa seca ao toque.
Aquecer o forno a 160ºC meia hora antes. Colocar o tabuleiro no meio do forno e cozer cerca de 10 minutos, baixar a temperatura para 140ºC e continuar a cozedura por mais 3 a 5 minutos. Este processo depende muito do forno de cada um. Não se deve deixar dourar os macarons como aconteceu com os segundos que fiz, porque o forno não arrefeceu totalmente e controlei mal a temperatura.
Deverão ter uma concha lisa e firme ao toque, o interior deverá ficar macio e húmido.
Retirar do forno e deixar arrefecer totalmente no tabuleiro.
Recheei com uma colherinha de Nutella.
Nos segundos que fiz (mais claros) não coloquei café, por causa das miúdas. Mas como não controlei a temperatura do forno tão bem, ficaram um pouco mais secos e (ainda) menos perfeitos.
Sinceramente, acho que para primeira vez não me saí nada mal. Percebi claramente que erros tinha cometido e só tenho a dizer que ficaram muito bons. É certo que nao fiz muitos mas já se acabaram...
 |
À saída do forno, nota-se claramente o não ter peneirado o açucar com amendoa. |

Para mim, recheei um com Curd de Limão.
Beijinhos e um doce domingo.